quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mandala de Lorrany



Esta mandala foi feita quando eu estava me preparando para o concurso do IFAL, por isso ele é citado, sou uma pessoa contraditória por isso gosto de mim como sou mas tenho muita vontade de ser melhor, preciso mudar algumas coisas em mim. Sou alegre por isso coloquei muitas cores em minha mandala, achei que ficou simples e bonita assim como eu sou.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mandala Pessoal de Simone Lima

Olá pessoal esta é a minha mandela, palavras colocadas nela representa exatamento como eu sou e o que quero. EU SOU UMA PESSOA ABENÇOADA POR DEUS!!!!!, uma vez que, estou aqui estundando na Universidade Federal de Alagoas, no curso de Pedagogia, a principio essa não era a minha opção, mas por um acaso, ou melhor por alguma razão estou aqui,estou gostando muito não só do meu curso como também dos professores com quem tenho aprendido muito e isso sem sombra de dúvidas, outra coisa que eu agradeço todos os dias é por ter conhecido pessoas que de certa forma estão mudando o meu modo de ver a vida, e isso estar me fazendo uma pessoa melhor, todas são importantes na minha vida mas algumas dela são mais importantes ainda.Muita das vezes me sinto muito ANGUSTIADA, pois em diversos momento penso em desistir, mas ai eu penso no quento eu aprendi, no quanto foi difícil  chegar até aqui e também penso nas ALEGRIAS que tive, então volto atrás.  Muitas pessoas me perguntam qual é o meu projeto de vida e eu sempre respondo: VIVER DIGNAMENTE, e o meu objetivo por enquanto é ME FORMAR. A minha intenção é ser uma pessoa muito muito... FELIZ!!!!!!!!!!!!. O meu maior desejo é ser UMA VENCEDORA!!!!!!!!!!!!!!!. Sabendo perfeitamente que para atingir os nossos objetivos, sonhos, desejos, intenções etc. é necessário muita LUTA, e essa palavra resume muito a minha vida. Bem essa sou eu espero que tenha contribuido para que vocês possam me conhecer melhor.

beijos até a proxima postagem!!
Att: Simone Lima




















quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dinâmicas!!!!

*objetivo: Esta dinâmica pode ser considerada um exercício de integração, no entanto, é mais adequada para grupos que já se conhecem, objetivando o lazer e a descontração.
Procedimentos: 
1- orientar para que todos fiquem sentados em círculos;
2- distribuir papeletas e lápis para cada participante;
3- cada pessoa escreverá na sua papeleta alguma coisa que o vizinho da direita realizasse. Pode ser qualquer coisa;
4- deverão assinar o nome nas papeletas;
5- o facilitador recolhe todas as papeletas;
6- após recolher as papeletas é dito: Aquilo que você quiser para si não deve desejar para o outro... Portanto, o que você escreveu na sua papeleta, quem vai executar é você!'


Dinâmica do Desafio





Material:
Você vai precisar de um chocolate e uma caixa de bombom, as duas enroladas para presente.

Procedimento:

Explicar para os participantes, antes que é uma brincadeira, como a batata quente e que dentro da caixa tem uma ordem, que deverá ser obedecida pelo participante que ficar com a caixa quando a música parar.

Colocar uma música que agite o povo para tocar e começar a passar no círculo a caixa de presente que está com a barra de chocolate.

A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas, para não ver quem está com a caixa quando a música parar, então o coordenador da brincadeira faz perguntas do tipo:

- Estão preparados?

- Você vai ter que fazer, seja lá qual for a ordem, vai ter que obedecer, quer abrir?

- Ou vamos continuar?

Inicia a música novamente e passa a caixa, se a pessoa que pegar a caixa se negar a abrí-la continue a brincadeira, por mais algumas vezes e pela última vez avise que agora é para valer, quem pegar agora vai ter que abrir!!!

Esta é a última vez, e quando a caixa é aberta a pessoa terá a feliz surpresa de encontrar um bombom, com a ordem: "Coma o chocolate!"


Objetivos:

Essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar tudo que a vida nos propõe, seja bom ou ruim, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa: A VITÓRIA!

E para prêmio de consolo para os demais participantes, abrimos a caixa de bombom e cada um receberá um! Como incentivo, para que na próxima vez, não tenham medo de encarar a surpresa que poderá receber!

Foi muito bom ver a cara de surpresa da professora no dia!!! Hehehe.

Postada por: Marciane Oliveira Correia!

domingo, 11 de setembro de 2011

Rodrigo Lombardi - Preconceito é isso


Gente, no último domingo dia 04/09/2011 na final da dança dos famosos quadro do programa Domingão do Faustão o ator Global Rodrigo Lombardi fez o infeliz comentário sobre Sammy Davis Jr. que pode ser visto clicando no vídeo acima. 

Tal comentário me fez ficar duplamente violada, primeiro como pessoa, segundo como educadora. A principio não quis postar o vídeo aqui nesse blog por achar que ele não tivesse tantas ligações com a temática de Gestão, entretanto estava engana, pois nós enquanto educadores, gestores, coordenadores e pessoas devemos ser os primeiros a debater assuntos de discriminação seja étnico, sexual ou de gênero que estão diariamente circulando nas nossas relações sociais.
Nesse sentido, posto esse vídeo para que nós possamos refletir e trago também a seguinte fala:

"Preconceito é assim ... Não basta ser bom é preciso ser branco, loiro e de olhos azuis. Enquanto o bom, o aceitável, o belo e o ideal tiverem cor e raça nós ainda seremos preconceituosos. Preconceito é assim ... fica escondido e quase passa desapercebido. Elimine o seu!" ( Autor desconhecido)

Que nós não sejamos omisso frente as discriminações, sei que fácil não é, mas pequenas atitudes são válidas para desconstruirmos o preconceito.

Danielle Dias Cavalcante.

Analise do dia 8 de setembro

Nesta quinta feira, tivemos alguns dados já em mãos. Exemplo o currículo e o calendário da instituição. Isso nos possibilita um avanço no trabalho muito importante, agora esperamos que os demais processo corra bem. No  resto das horas discutimos alguns pontos essenciais que devem continuar para uma melhor analise, e depois  foi feito uma entrevista com as educadores de EJA. Entrevista boa por sinal ao meu ver. Relatos importantes criticamente, pois mostra que as dificuldades enfrentadas pelas educadoras é muito complexa e deve ser tratada com cautela e muita calma.
Att: Atilas

Fotos da Equipe: Estágio Surpervisionado em Gestão Escolar

Este é nosso maravilhoso grupo.
Ana Maria

Rita e Ana

Simone e Ana

Simone, Ana e Rita

Rita, Atilas e Simone

Analise do dia 5 de Setembro

Neste dia a nossa visita foi mais confiável  para com os membros da instituição e do grupo. O auxilio da nossa professora nos deu mais motivações para trabalhar na quilo que estamos dispostos. Mesmo com dificuldades, o que não podemos destacar como algo que seja responsável pelas dificuldades de coletar dados; pois a maior dificuldade é  o fato do PPP da instituição não está disponível; não, que não tenha  sido oferecido, mas ter acesso a ele está indisponível no momento. Neste dia também comentamos sobre o fato da locomoção para alguns membros de nossa equipe que está com dificuldades de transporte, mas já foi superado está dificuldade em parte. Os demais deveres se deram por entrevistas e coleta de informações superficiais para afirma o que já tínhamos.

Sobre as entrevistas, foram interessantes, mas ao mesmo tempo sem muito animo. Os entrevistados não estavam tão à-vontade, eram estudantes muitos tímidos. De qualquer modo foi possível ver em suas falas que o processo de educação da escola e a proposta pedagógica juntamente com a gestão foi elogiados pelos entrevistados. Realmente podemos ver que os relatos da coordenação de fato são concretos, e isso nos da mais animo para continuar.
Att: Atilas

sábado, 3 de setembro de 2011

Mandala Pessoal Ana Maria

Mandala pessoal de Ana Maria
No centro da mandala está o meu maior desejo, que o de ser feliz; de conseguir me realizar profissionalmente e de ser feliz. Não vou negar que muitas vezes o medo me deixa apavorada em ver que a cada dia que passa está mais próxima de realiza o meu sonho, de ser uma profissional qualificada.
Meu foco é ser feliz sempre, independente das circunstâncias. Preservar sempre o desejo de está na busca de novos conhecimentos. Tenho um projeto de ser um profissional qualificado, sem medo do novo.
Meu desejo é-me forma e passa em um concurso público.
  Sinto-me uma vencedora. Por que em minha família só eu e minha outra irmã conseguimos entra na universidade de uma família de nove filhos e com pais analfabetos.
 Minha intenção é está sempre pronta para vencer os obstáculos que surgirão em meu caminho.

Destaque nos Murais

Em destaque mural com o tema folclore

Na última visita podemos destacar a importância que a escola tem em formar sujeitos para a vida. A escola correspondeu a duas coisas que acho importante destacar. 
A primeira são as Atividades Curriculares, que é um dos focos de pesquisa que me interessa. A atividade curricular corresponde uma formação processual do conhecimento que visa elaborar atividades cujo foco é a cidadania, ou seja, elaborar atividades que vão além da sistematização do conteúdo, mas, sobretudo, conscientizá-los de seus deveres e direito. E a outra a forma de abordagem do conhecimento através da realidade dos estudantes. Isso mostra uma preocupação por parte da gestão em construir o conhecimento junto com a coordenação, docentes e discentes é claro. Um trabalho difícil segundo uma das coordenadoras, pois muito dos estudantes já vem com problemas anteriores. Mas, pelo que nos foi passado, a escola enquanto formadora de cidadãos  não tende a desistir da formação de seus atores educacionais. E existe uma grande dedicação por parceria por parte de professores e coordenadores, empenhados em auxiliar seus estudantes.
Att: Atilas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mandala



Queridos/as blogueiros/as acima está minha mandala que reflete muito daquilo que sou e que sinto nessa importante etapa de minha vida tanto acadêmica quanto pessoal.
Começo minha fala por dizer que sinto-me muito PREPARADA para os desafios que a vida tem me permitido enfrentar, por isso digo que essa etapa do curso para mim consiste num momento de DECISÃO, na qual estarei refletindo a minha capacidade de contribuir para o universo tão complexo que é a educação.
Minha maior intenção no estágio I é APRENDER tanto com aqueles profissionais que tem experiência na educação e gestão, quanto com alunos e meus colegas de disciplina, pois esse desafio estamos vivendo em conjunto aprendendo uns com os outros. Meu projeto de vida consiste em MUDANÇAS, pois permito-me mudar se achar que com isso estarei evoluindo e por acreditar também que a vida é dinâmica e não estática. Nesse percurso aceito CRÍTICAS CONSTRUTIVAS, pois elas me permite uma auto avaliação e consequentemente possíveis melhoras na forma de ser e de agir.
Meu foco??? bem ... tenho muitos porém DINHEIRO foi um que coloquei na minha mandala, não só dinheiro por vaidade, mas principalmente pelas possibilidades que o mesmo pode proporcionar para minha formação, em especial acadêmica, pois muitas vezes deixamos de participar de congressos fora do estado pela falta dele, deixamos de comprar livros importantes porque naquele momento não temos dinheiro, enfim seria hipócrita se dissesse que nesse mundo ele não seria um dos meus objetivos.
PERSONALIDADE é algo que sempre busco expressar nas minhas interações sociais, ou seja, sempre deixo evidente o que penso, o que acredito e me posiciono de acordo com o que tenho construído dentro de mim. 
Por fim, eu desejo muito SUCESSO, em especial no estágio, para que nosso projeto realmente consiga êxito e significado e que ao sair daquele escola possamos deixar nossa contribuição e um pouco de nós.

Espero que tenham gostado, beijos afetuosos a todos/as.

Dani Dias.