terça-feira, 1 de novembro de 2011

ENCONTROS DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

PRIMEIRO ENCONTRO 10/10/2011

                O primeiro encontro foi muito tranquilo, foi exposto um texto sobre qual a função do planejamento participativo no qual todos os professores que estavam presentes inclusive a coordenadora receberam.
                No encontro realizado com a professora (B) a conversa foi muito proveitosa, falamos dos conteúdos que são oferecidos em sala de aula e inclusive sobre o cordel, no qual a coordenadora deixa claro que temos que focar bastante. Conversa vai, conversa vem a (B) me fala que na realidade ainda não trabalhou de fato os cordéis e sim sua historicidade. Sugeri para a mesma que começasse mostrando os cordéis de humor em suas leituras, para que assim os alunos vejam o valor do cordel.
                Descobri ainda que a (B) já trabalhava com o planejamento participativo, pois a mesma me revelou que sempre busca em seus alunos que eles falem, se estão gostando dos conteúdos e quais eles gostariam de ver. Sugeri ainda que a mesma colocasse na sala uma caixa na qual os alunos podem perguntar, sugerir e até mesmo criticar determinados alunos.
                Posso garantir que o estágio foi bastante proveitoso, as professoras que estavam presentes colaboraram de forma positiva para que o encontro fosse a troca de ideias que se teve.
 
SEGUNDO ENCONTRO  17/10/2011

         A segunda visita foi bem tranqüila a professora (B) conseguiu trabalhar com o planejamento participativo, a mesma nos relatou que os alunos se mostraram bastante interessados chegando a propor assuntos para serem trabalhados em sala de aula. Uma das coisas que me deixou bem feliz foi ver que a professora (B) conseguiu trabalhar com o planejamento participativo e também com o cordel, que até então estava sendo deixado de lado.
            A (B) optou por trabalhar o Planejamento Participativo na disciplina de ciências, percebi que a mesma se identifica bastante com essa disciplina talvez por já trabalhar na área. Para ajudar na alfabetização dos alunos sugerimos o jogo lingüístico (brincando com as hipóteses das sílabas), é um jogo que tem por objetivo que o aluno perceba o som das palavras e assim consiga reproduzir a palavra correta.


TERCEIRO ENCONTRO 24/10/2011
              O terceiro encontro foi um pouco conturbado, ao chegar à escola fui informada de que a professora (B) não iria à escola aquela noite, opte por ficar com a professora (C) para não dar viagem perdida.
                Na hora do intervalo a professora (B) chegou e finalmente consegui realizar o planejamento, no qual foi mostrado o vídeo sobre o teatro do oprimido, onde será trabalhado o aluno em si. O teatro do oprimido possibilita ao aluno o contato com a sociedade, onde o mesmo é oprimido de diversas formas, é a chance que o aluno tem de expressar seus sentimentos.
                Foi retomada a conversa sobre o jogo linguístico, a professora (B) gostou do jogo e falou que iria realizar. Sugeri para a mesma que trabalhasse de acordo com a realidade de sua turma
                Enfim esse encontro que começou todo conturbado, terminou muito bem, apesar dos “contratempos” do início.


QUARTO ENCONTRO 31/10/2011
O quarto encontro foi realizado com uma apresentação do vídeo do Teatro do Oprimido. O vídeo veio contemplar sobre opressões que sofremos no nosso dia-a-dia.
A professora “B” gostou muito da dinâmica do vídeo e comentou que seria muito bom para se trabalhar, caso os alunos não fossem tão tímidos. Após o vídeo foi proposto, algumas atividades de alfabetização, inclusive foi proposto o jogo linguístico como suporte para alfabetização.
Tivemos uma longa conversa sobre alfabetização inclusive a professora Elisângela deu várias dicas de como melhorar o desenvolvimento dos alunos. Portanto, concluo esse encontro muito feliz, pois acho que de alguma forma estamos conseguindo fazer nosso trabalho.

QUINTO ENCONTRO  07/11/2011

                 O quinto encontro do planejamento participativo foi muito revelador. De início passamos para a professora “B” um vídeo, metade de uma rosa, onde discutimos sobre seu conteúdo e principalmente pelo que ainda acontece do nosso redor. Esse vídeo retrata a prostituição infantil, fala de sonhos perdidos, de infância roubada, é um excelente vídeo para se trabalhar em sala de aula.
                Mas, voltando ao que falei de início, esse encontro foi revelador, por que no início do percebemos que nossa professora não estava fazendo nada que já tínhamos proposto para a mesma. Outra coisa que me deixou triste foi perceber que o teatro do oprimido que seria um projeto bom para o desenvolvimento dos alunos provavelmente não sairia de um projeto, ficaria apenas no papel.
                Contudo, percebe-se a fragilidade de se trabalhar com professores que não fazem questão de que seus alunos tenham o melhor. Muitas vezes o comodismo, o medo de se está sendo observada os deixa com um pé para traz e isso infelizmente só quem perde é o aluno.


SEXTO ENCONTRO 21/11/2011
                Se o quinto encontro já foi revelador imaginem o sexto! Ao chegarmos à escola tivemos o contato com algumas alunas na qual as mesmas falaram na nossa cara que não iriam fazer o teatro do oprimido e que não estavam gostando nadinha de nossa presença na escola, isso até que seria relevante se apenas os estagiários tivessem ouvido, só que a diretora ouviu e foi falar com a professora Elisângela e tudo ficou esclarecido, a professora explicou que seria um trabalho oral ao qual os mesmos seriam os únicos beneficiados.
                Até aí beleza! O pior vem agora, a professora da primeira etapa se afastou da escola por motivos de saúde e seus alunos estão na sala da segunda etapa, imaginem o rolo. A professora “B” nos revelou que estava um pouco preocupada em juntar as duas etapas e não dar conta. Sugerimos então que a mesma fizesse um diagnóstico com esses alunos, para ter real noção de seu nível alfabético.
                Foi sugerido também que algumas atividades diversificadas, mas com conteúdos iguais. Ficamos de levar essas atividades quinta-feira dia (24/11/2011) para que ela possa trabalhar em sala de aula quinta e sexta.

SÉTIMO ENCONTRO 24/11/2011
                Nosso encontro teve muito o que falar, como falei anteriormente eu e minha colega Danielle façamos de levar algumas sugestões de atividades para a professora “B” trabalhar em sala de aula, até ai beleza! Só não imaginávamos a confusão que iria acontecer àquela noite. Esperamos para entregar as atividades após o intervalo, nesse meio tempo fomos convidadas pelo atilas e a Simone para ajudá-los com o teatro do oprimido, reunimos o pessoal no pátio e começamos a ensaiar, percebemos que não estavam dando a devida atenção que o teatro exige.
                A Danielle sugeriu que mostrássemos como teria que ser aquelas senas durante a apresentação, só não imaginávamos a confusão que iríamos enfrentar. Do nada, uma das alunas que estava participando saiu do pátio e inocentes acharam que não tinha acontecido nada de mais, depois de algum tempo essa aluna volta e chama Simone a parte e revela que não ira mais participar do teatro, que nós tínhamos puxado em seu cabelo e batido muito forte em suas pernas.
                Após o ocorrido o Atilas e a Simone nos revela que a aluna é muito barraqueira e que não foi com a minha cara desde o inicio e que saiu sem falar nada porque se ficasse iria bater em minha cara. Depois de todo o acontecido pedi para o Atilas que a chamasse para que pedíssemos desculpas, mas, a aluna estava muito alterada e não quis conversa conosco, decidimos respeitar sua vontade e não a incomodara. Entregamos à atividade a professora e nos retiramos da escola.
                Fiquei preocupada com o ocorrido, pois afetaria no trabalho dos meus colegas, felizmente, foi apenas um mal entendido e tudo voltou ao normal. Diante disto só posso dizer que é e sempre será um desafio enorme esta a frente de uma escola como coordenadora, mas que estarei pronta para tal desafio.

OITAVO ENCONTRO 28/11/2011
                Nesta segunda foi mais tranqüila, não pude ficar com a professora “B” porque a professora que fica com seus alunos para que possamos ter o encontro tranqüilo faltou, mas recolhi as atividades deixadas na quinta feira e pelo que notei foi muito tranqüilo a realização
                Conversei rapidamente com a professora e a mesma se mostrou muito entusiasmada com a proposta de atividade que levamos. A mesma falou que continuaria com essa proposta e as demais que já tínhamos sugerido. Por tanto, é nítido o resultado que o planejamento participativo proporciona ao aluno, seja ele de EJA seja de outra modalidade.


ULTIMO ENCONTRO 05/12/2011

                O ultimo encontro foi muito proveitoso, nos reunimos com as professoras e a coordenadora para uma avaliação do estágio no qual contribuiu bastante para a minha formação profissional. Antes deste estágio imaginava que o coordenador de uma escola não tinha tantos problemas para lhe dar no dia-a-dia, após esse período na escola percebi como é importante o coordenador pedagógico.
                Esse encontro avaliativo de nossas funções enquanto estagiários foi bastante gratificante, pois contribuiu para nosso crescimento tanto como pessoa quanto como profissional.
                Portanto, o estágio é o meio pelo qual nos prepara para sermos profissionais qualificados e prontos para agirmos em nosso local de trabalho.
Ana Maria Lopes de Macena - 6º período noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário